O Fino da Bola

Blog de Futebol e Podcast de Futebol e outros Esportes

O Fino da Bola - Blog de Futebol e Podcast de Futebol e outros Esportes

A verdadeira história dos rebaixamentos corintianos

Muito se engana aqueles que pensam que o Corinthians sofreu com o rebaixamento apenas uma vez (assim como os que dizem que Santos e São Paulo nunca caíram). Rebaixamento, para o Corinthians, seria uma página da história bem extensa do que 2007. Já o Palmeiras, que nunca foi forte nos bastidores da CBF, sempre que caiu, teve que jogar a segunda divisão.

Não lembram celas de carceragem?

As viradas de mesa são, em regra, desconhecidas do público adolescente, mas quem tem de 20 anos de idade a partir de 20 anos, sabe que o futebol brasileiro sempre teve pouco crédito: mudanças antes, durante e depois dos torneios. E o melhor: a maior parte delas somem e as pessoas esquecem com uma facilidade ímpar.

E nem estou falando da famosa Taça de Prata, a série B do final da década de 70 e início da década de 80. Até porque não existia rebaixamento na época. Pois a Taça de Ouro e de Prata – existiu por um período também a de Bronze – eram definidas pelas colocações nos estaduais, e por aqui (estado de São Paulo), não rolou sacanagem de times mal colocados jogarem Taça de Ouro.

Mas vamos ao que interessa.

Começou para inovar…

Copa União de 1987.

O Clube dos Treze surge como inovação e busca de credibilidade no futebol nacional e cria a Copa União, com quatro divisões, ou módulos, que inclusive cruzariam.

Os treze times fundadores, além de Santa Cruz, Goiás e Coritiba. Aí todo um impasse do C13 com a CBF deixou o torneio com um impasse na disputa do título. mas lá embaixo tudo era claro: sobem dois e caem dois.

Porém, ao final do torneio, a surpresa. Quando todos esperavam que Santa Cruz, Goiás ou Coritiba caíssem, o Corinthians, com uma campanha bizarra de 1-3-4, apenas 4 gols marcados e 9 sofridos ficou na lanterna do grupo, e na lanterna geral do torneio.

Rebaixamento!

Rebaixamento de um dos C13? Rebaixar uma das maiores torcidas do país? Rebaixar o Corinthians? Jamais.

Aproveitando o impasse de 1987 na luta pelo título, criada pela CBF, o jeito foi inchar a competição para 24 times, com a intenção de caírem 4 e subirem 2.

Em 1988, conforme previsto, tudo perfeito: morreram na zona de rebaixamento Bangu, Santa Cruz, Criciúma e América/RJ. Corinthians – e Santos – estavam salvos!

A segunda historinha é bem recente e muitos lembram. Alguns, fingem não lembrar.

2000 – Copa João Havelange.

Copa JH foi modelo.
De desorganização, mutreta e salvação a rebaixamentos.

Sem rebaixamento? Não… Essa é a história que os corintianos contam. Novamente a montagem de módulos. O módulo principal (azul) com 25 times. Deles, apenas um ou outro sobrevivente eventual dos mata-matas seguiriam para 2001 no Brasileirão. Ou seja, poderia ser que apenas o último caísse.

O São Caetano fez grande campanha, bem como o Paraná Clube. Assim, teriam que “cair”, ou melhor, não fazer parte dos 24 times da primeira divisão de 2001, apenas os três últimos.

E o Corinthians foi o 24

  • Danilo Coutinho diz:

    A CBF deu até um título brasileiro ao Corinthians, imagine rebaixamentos. Na JH não havia regulamento para rebaixamento, então o Brasileirão de 2001 deveria ter sido disputado com os mesmos 116 clubes da JH.

    E o Corinthians não só ganhou o título de 2005, como deveria na vdd, ter sido rebaixado, por fazer parte da manipulação de resultados, como foi a Juventus na Itália. Mesmo depois do próprio Dualib ter dito que o título foi roubado a CBF não fez nada.

    É uma vergonha.

  • David diz:

    Simplesmente Vergonhoso mentir de forma tão descarada. Não ama o futebol, apenas condena a certas instituições.

    Perdedor

  • Thiaguinho10 diz:

    Sensacional essa matéria.

  • Joel diz:

    E vamos ficar por cima durante um bom tempo…

    É só o começo!!!

  • Edullla diz:

    Rodrigo Bronquinha = Rodrigo Invejinha

  • Rodrigo Bronquinha diz:

    Ah, mexi com o mi-mi-mi corintiano…

    Uiuiui, que dodói…kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    A verdade dói… Aí, como dói…

    Só uma resposta: CREDIBILIDADE tem quem viveu e conhece. Escrever? Cada um escreve o que quer. Hoje vcs estão por cima, às custas de sujeira. Afinal, o que vale não é a vitória. Então curtam-na!

    • Thiago diz:

      Curintiano quando não aguenta, peida. KKKKKKKKKKKKK é difícil aturar que o timinho deles tenha caído mais de duas vezes, hehe. Não à toa eles são reconhecidos por ganhar tudo roubado.

  • Paulo Monteiro diz:

    Isso tudo é reação pós Libertadores e Mundial, restou falar esse monte de

  • Nogueira diz:

    Bronquinha vírgula o polêmico

  • Rodrigo diz:

    Edu, pelo jeito esse blog é de um conjunto de amigos, certo ? Que se propuseram a fazer um blog com assuntos esportivos em geral, correto ?

    Então, a atitude dessa pessoa põe à prova a CREDIBILIDADE do blog, veja bem, você mesmo mencionou, deveria ter colorado “a MINHA opinião” ou “esse é o MEU ponto de vista”, mas não, usou o BLOG para expressar uma opinião cheia de INVERDADES sem um link, sem embasamento, sem os devidos regulamentos dos torneios citados, enfim, fez o que a maioria dos PÉSSIMOS BLOGUEIROS fazer … JOGAM NO VENTILADOR !!!

    Mas tudo bem, tranquilo, pra quem acredita em Valdívia, Copa Caninha 51, José Aparecido de Oliveira e que ganhou 8 Brasileiros mas só comemorou 4 … esse texto é apenas mais uma FRUSTRAÇÃO … ahahahahahahahahahahah

  • Edu Zanardi diz:

    PQP, e não me coloca um link pra embasar…

    Qualquer pesquisa furreca na internet mostra que o primeiro Brasileirão com rebaixamento oficial foi em 1988 – condição imposta pela FIFA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Uni%C3%A3o. E a porra do item 1 do regulamento de 87 dizia que: Não haverá rebaixamento no BR-87 (http://blogs.lancenet.com.br/maurobeting/2011/02/25/copa-uniao-1987-e-clube-dos-13-a-linha-do-tempo-e-do-dinheiro/) – link do blog do Mauro Beting, que pelo jeito não tem problemas no cotovelo!

    Um link, um link que seja… Cadê o regulamento? Mostra! Nããããããão… “eu manjo muito”!!! Pô, pelo menos no começo do texto coloca que “é minha visão”, “o que eu acho”, mas não afirma sem provas. Não aprendeu nada com o Andrew Jennings?!?

    Aí depois quem tem que ficar justificando esse monte de comentário pra diretoria sou eu!!! Faça-me o favor…

  • Rodrigo diz:

    Último comentário, juro … ahahahahahahahahahahahahahahahahaha

    Ficar mendigando divulgação do texto do twitter é LAMENTÁVEL !!!!!!

    Sombra, Domenico, Milton Nevez … por favor, vai, leiam o meu texto, POR FAVOR … BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ

    Não tenho como provar nada, é tudo da minha imaginação, mas é tudo verdade, juro … BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ

    Também é verdade que em 94 comemorei o Tetra-Brasileiro, nunca mais ganhei nenhum Título Brasileiro e em 2008 virei OCTA … BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ

    Também é verdade que ganhei a Copa Caninha 51, mas é Mundial … BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ

    aahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahah

  • Rodrigo diz:

    Pior do que escrever uma PORCARIA de texto igual a esse é todos questionarem as fontes, as informações, os argumentos …

    BELA CREDIBILIDADE DO BLOG OFINODABOLA.NET, ein …

    Tinha ficado um tempo fora e vejo que está no caminho dos blogs em geral, pouca credibilidade e informações sem fundamento, sem prova das “acusações” que se faz … apenas joga no ventilador …

    Não vou voltar no blog até ele melhorar bem o nível, porque prefiro ter INFORMAÇÃO e não INSINUAÇÃO !!!

  • Rodrigo diz:

    BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ, BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ, BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ, BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ, BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ, BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ, BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ, BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ, BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ, BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ

    MMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIIMIMI

    MEU TIME ESTÁ NA SEGUNDONÁÁÁÁÁÁÁÁ, BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ, BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ !!!
    MEU TIME NUNCA FOI CAMPEÃO MUNDIAL … BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ, BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ !!!
    MEU TIME GANHOU DOIS TÍTULOS EM 13 ANOS … BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ, BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ !!!
    MEU TIME É CHAMADO DE GUARANI DA CAPITAL … BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ, BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ !!!
    MEU TIME VAI JOGAR COM O ASA DE ARAPIRACA DE SABADO BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ, BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ !!!
    MEU TIME CAIU DUAS VEZES EM 10 ANOS … BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ, BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ !!!
    MEU TIME É PREJUDICADO PELA ARBITRAGEM … BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ, BUÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ !!!

    Que dó da formiguinha … ahahahahahahah

  • Rodrigo diz:

    “Verdade” sobre outros rebaixamentos do Corinthians ? ahahahahahaha em 2000 antes de iniciar a João Avelange já sabíamos que não haveria rebaixamento … QUE M**** DE TEXTO É ESSE ? Esse blog já teve textos melhores, viu … hj tá muito fraco …

    Fiquei um tempo sem visitar o blog e a QUALIDADE CAIU ASSUSTADORAMENTE !!!

    É para tentar amenizar a dor de quem torce para aquele time verde que em 13 anos ganhou um paulistinha e uma copa do brasil que mais foi um MINI-CAMPEONATO PARANAENSE ??? QUE TENTA ALGUÉM RECONHECER (POR FAX) A COPA CANINHA 51 como MUNDIAL ???? E foi REBAIXADO DUAS VEZES …. ahahahahahahahahahahahaha ?????

    Mandou link dessa PORCARIA de texto, com insinuações e sem provas para jornalistas no Twitter … que vergonha … VOCÊ ACHA QUE ALGUM JORNALISTA QUE SE PREZE VAI USAR ESSA PORCARIA DE TEXTO com INSINUAÇÕES DE UM TORCEDOR FRUSTADO ??? Sem provas documentais, sem embasamento NENHUM ???

    ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahha
    (estou fazendo o que todos fazem do GUARANI DA CAPITAL, dando risada de um time SEM MUNDIAL)

    Boa Joel, apresente ai, já que você é uma pessoa tão bem informada, o regulamento da JH de 2000 ???

    Isso não é um blog com “discussão esportiva com qualidade” ??? Prove o que você insinua do “Brasileiro de 97″ ???

    SENÃO TAMBÉM POSSO INSINUAR DO PAULISTA DE 93, QUANDO O JOSÉ APARECIDO NUNCA MAIS APITOU NENHUM JOGO DEPOIS DAQUILO !!!

  • Joel diz:

    Ahh se você gosta tanto de pesquisas ( já que no ano passado você citava a todo momento que o Palmeiras era o 2º time mais prejudicado no Brasileiro ). Veja essa pesquisa que fizeram e identificaram os times que mais foram beneficiados com as viradas de mesa. Veja em quais o Corinthians foi beneficiado.

    http://blogdobirner.virgula.uol.com.br/2008/03/28/os-times-beneficiados-pelas-viradas-de-mesa/

  • Joel diz:

    Segue o link pois eu falo e provo, cade o regulamento de 2000???

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1997

  • Joel diz:

    Ahh novamente essa história.

    Bronquinha, vc sabe muito bem que não havia rebaixamento na JH, me traga o regulamento dizendo que haveria rebaixamento e depois mudaram para beneficiar o Corinthians.

    Com relação ao Campeonato Brasileiro de 1997, lembro perfeitamente.

    Jogo no Morumbi, Edílson recém contratado fez o gol no Flamerda e salvou o Corinthians na penúltima rodada. Veja no link abaixo a pontuação do Corinthians e veja se iria cair se perdesse para o Goiás na última rodada.

    Pára de querer justificar a Bi-queda do seu time com argumentos fracos e tendenciosos. O Corinthians caiu sim em 2007 e com muito orgulho subiu em 2008, fomos Campeão Paulista em 2009, fomos Campeão da Copa do Brasil em 2009, fomos Campeão Brasileiro em 2011, fomos Campeão da Libertadores em 2012 e fomos Campeão do Mundo em 2012 e o seu time o que ganhou depois da era Parmalat?

  • Rafael Techima diz:

    Bronquinha,

    Na verdade, o Gama entrou na Justiça Comum em 1999. Nesse link tem toda a cronologia do assunto.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/copajoaohavelange/gama_cronologia.shtml

    Não lembro do Gama, mas o Santa Cruz jogou o Brasileiro de 2001 e o SCCP também. E desde o começo da Copa JH, já estava definido que não teria rebaixamento.

    Tanto que o Corinthians não ganhava uma. A torcida não temia o rebaixamento por motivos óbvios mas teve que aguentar as chacotas referente ao “Bagaço da Laranja”, como ficou conhecido o time.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*

*