Tutorial para postagens - O Fino da Bola

Tutorial para postagens

Bem vindo ao time do Fino da Bola.

 

Criamos algumas diretrizes para ajudar você, autor do O Fino da Bola, a criar o seu conteúdo segundo alguns parâmetros que tornarão os artigos mais uniformes.

Para vocês apresentarem sugestões, tirar dúvidas e compartilhar algo que seja relevante nesse sentido de criar conteúdo e artigos, entrem em contato por e-mail.

Vai parecer muita coisa, mas depois isso se torna natural e intuitivo. Vou mostrar aqui como usar certos elementos do editor de postagens, inserção de imagens e questões de SEO.

Dicas para a redação

É indispensável que os artigos tenham títulos objetivos e claros, que resumem bem o conteúdo geral do que será publicado. Pensem em títulos chamativos, fáceis de entender e curtos. Ao mesmo tempo precisam ser relevantes do ponto de vista das buscas.

O artigo só poderá ter um título principal, inserido no campo “Digite o Título aqui”, por padrão.

Não se esqueça de justificar o texto, deixando-o alinhado dos dois lados.

Todas as nossas postagens, automaticamente vão para o Facebook e Twitter, dessa forma é muito importante que o título seja chamativo, leve ao sujeito a clicar no link.

Exemplo, se tenho uma postagem que fala sobre o título do Bayern eu posso escrever o título do texto de diversas formas:

“ Campeonato Alemão – Um balanço da competição”

Ou

“ Por que só o Bayern ganha o campeonato alemão?

Ou

“ A Alemanha agora vive sob um novo regime”

Eu não sou especialista em SEO para dizer de que maneira devemos colocar os títulos de nossas postagens, mas quando o título desperta a curiosidade -convenhamos que o primeiro exemplo não gera isso -, faz ela clicar, que é o que nos importa. Podem ser títulos sensacionalistas (com moderação) e que levem as pessoas a clicar, desde que o conteúdo seja relacionado ao título.

Caso queiram saber como escrever melhor, esse link aqui dá dicas muito boas.

Antes de publicar, clique em “Visualizar” e veja se os parágrafos estão separados certinho, pois às vezes o editor doWordPress subverte aquilo que colocamos lá e põe espaço de mais ou de menos entre os parágrafos.

Usar sempre que necessário intertítulos. Nos posts mais longos, devemos criar intertítulos para facilitar a leitura.

Foi decidido que os super-parágrafos estão proibidos no blog. Ou seja: parágrafos com 13, 15 ou 17 linhas não cabem no formato blog, onde as pessoas querem frases e períodos curtos. Fica um bloco de texto, cinza, sem nenhuma quebra, que espanta leitores. Em tempos de “micro-blog”, com 140 caracteres, não dá para fazer textos, parágrafos ou frases longas demais. É tudo curtinho, pois quem se acostumou a ler a partir da “era internet” não está acostumado a longos blocos de textos, como quem tem o hábito de ler desde a “era livro”.

Decidimos por um padrão de parágrafos com 3 a 7 linhas. Quando houver vários parágrafos, utilizar o recurso “intertítulo”.

Imagens

Recomendamos que os artigos tenham ao menos 1 imagem que deve ser inserida na opção “Imagem Destacada”, que fica na barra lateral direita do editor de posts. Essa imagem é que será exibida na página principal ou como resumo do artigo.

Veja imagem ilustrativa:

A Imagem destacada não aparece no editor de postagem, apenas quando o artigo for publicado ela será incorporada logo abaixo do título. Por isso ela deve ser de boa qualidade, atraente e relacionada ao conteúdo. Precisa ter no máximo 480 px de largura. Resolução sempre baixa para facilitar o carregamento de preferência 72 pixels por polegada.

Quem não quer ter muito trabalho, tem um site que faz esse trabalho de reduzir o tamanho das imagens , você carrega a imagem e ele comprime para você.

http://www.smushit.com/ysmush.it/

Isso faz com que o site carregue mais rápido, melhorando a nossa colocação no google.

Sempre que possível colocar as imagens centralizadas no post.

Nunca no só no começo ou no final, sempre no meio auxiliando a leitura.

Outras imagens

Outras imagens poderão ser inseridas depois do primeiro parágrafo, se for relevante, de modo a não tirar a atenção do conteúdo. Não há limite de tamanho, pois é ajustada para a largura da área de texto. Recomendamos que não tenha mais de 480px de largura.

Quando for inserir imagens, lembre-se de preencher os campos “Título” e ” Texto alternativo”, pois isso é muito importante para o SEO das imagens e do conteúdo.

Você pode repetir o “Título” e o “Texto”, mas precisa ser algo que descreva o conteúdo da imagem.

Vídeos

Quando for inserir vídeos do Youtube, pode usar o código de Incorporar padrão deles ou apenas colar o link para o vídeo.

Não precisa citar a fonte do vídeo, já que apontará direto para o canal do autor.

Sobre o conteúdo

NUNCA copie ou apenas reescreva um conteúdo de terceiro. Não será permitido conteúdo plagiado, duplicado ou copiado, mesmo que o autor original permita a cópia. Só produza conteúdo original para o site.

Basear-se em informações colhidas em outros lugares e escrever segundo sua forma e visão, não é copiar ou plagiar.

Decidiu-se que os posts deverão privilegiar na esmagadora maioria das vezes a opinião, a proposta de debate, à informação, pois, convenhamos, nosso blog não é um portal que será acessado por alguém que quer saber o chaveamento de Roland Garros. Quem entra lá, quer ver qual é a nossa opinião sobre um tema e debater conosco. Portanto, vamos nos dedicar a dar a nossa opinião de modo que não “esmaguemos” o leitor, mas, pelo contrário, de modo a convidá-lo para discutir conosco.

É nosso dever responder aos comentários, principalmente em nossas postagens. Eventualmente, fazer um post a partir de um comentário, desde que não seja para destruir o comentador, é uma boa opção. Quem comentou se sentirá valorizado e, com isso, voltará sempre ao blog. Queremos um site de notícias objetivo e dinâmico, onde as pessoas não vão perder tempo para ler muitas coisas irrelevantes. Os textos deve ser um resumo claro da informação, focados no mais importante, sem opiniões pessoais ou tendenciosas.

Lembre-se sempre de só informar qual for relevante, evitando boatos, suposições ou informações imprecisas. Queremos que nossos leitores tenham a certeza de que sempre vão encontrar algo que seja útil para se sentirem por dentro do que é importante para seu conhecimento.

Inserir “More”

Depois de do primeiro parágrafo de todos os seus artigos, lembre-se de inserir a tag “Mais” (More) que tem um botão na barra de ferramentas do editor de postagens.

Posicione o cursor após a primeiro parágrafo e clique no botão indicado na imagem:

Isso não faz o resumo de postagem funcionar, mas é um indicador para outros recursos do WP. É indispensável, senão algumas configurações não funcionam.

Tamanho do artigo

Para ser objetivo é preciso que os artigos tenham um padrão. Não é uma regra fixa, mas apenas um parâmetro.

Pense em artigos que possam resumir a informação em média de 3 a 8 parágrafos, com 450 palavras em média, mas que não passe de 980 palavras se for possível. O editor do WP tem o contador de palavras no rodapé.

Sabemos que alguns casos isso será impossível, não tem problema. Só não pode ser a regra.

Categorias e Tags

Por enquanto vamos nos manter fixos nas Categorias que já existem e que ficam aqui na barra lateral direita do editor de postagens. Basta marcar o item que descreve seu conteúdo.

Praticamente todas as Categorias têm uma Subcategoria. É obrigatório que seja marcada ao menos a Categoria principal.

Nas tags, sempre coloquem as tags: Futebol e Esportes, outras podem ser escritas e criadas livremente.

SEO

Temos um menu, abaixo da área de postagem, com opções importantes para todos os artigos publicados aqui. Ele faz o serviço de melhorar nossas chances de indexação no Google e gerar mais visitas.

Ele vai te auxiliar a melhorar a postagem, solicitando as partes que são relevantes para que possamos ter uma melhor colocação.

Palavra em foco: Definir a palavra chave de sua postagem

Titulo SEO: O que é relevante na sua postagem (procure coincidir com o título do texto)

Meta descrição: Uma descrição resumida sobre o que o seu texto trata

Links: Colocar links externos e internos na sua postagem.

Na segunda aba ele vai avaliando o seu texto e te dando um retorno do que é necessário arrumar na postagem para que ela fique mais relevante para as buscas.

Ainda sobre links, quando se clica na correntinha para criar os links ele abre as informações para o link, e na parte de baixo uma aba “pesquisar” que auxilia na “linkagem” de arquivos.

Citação de Fonte

Quando for relevante, poderá ser citada alguma fonte sobre a origem da informação. Isso também vale para a referência e a indicação do autor da imagem (se for o caso). Se tem link, use o link abrindo em uma nova Janela/Aba.

Cite sempre no final do artigo.

Na maioria das vezes a informação já será de domínio público e será impossível que você rastreie a origem. Não precisa citar nenhuma fonte ou dar créditos.

O mais importante é que sempre seja você mesmo(a) a criar o conteúdo, reescreva a informação, baseado no nosso formato e estilo. Isso tornará a matéria única, sem precisar citar uma fonte.

Repito que é expressamente PROIBIDO copiar ou duplicar conteúdo. Um texto escreto aqui também não pode ser duplicado em outros lugares.