O Fino da Bola

Blog de Futebol e Podcast de Futebol e outros Esportes

O Fino da Bola - Blog de Futebol e Podcast de Futebol e outros Esportes

Trilhas da Copa – Argélia

Trilhas da Copa copy

De volta das férias para finalizar o Trilhas, vamos de ARGÉLIA.

No Brasil, a seleção argelina disputa sua 4ª Copa. Antes, participou dos mundiais de 82, 86 e 2010.

O problema é que nas duas últimas participações a Argélia perdeu todas as partidas, ou seja, a última vitória foi há 32 anos – 3×2 contra o Chile em 82.

No segundo jogo da 1ª fase dessa Copa, finalmente as raposas do deserto quebraram o tabu e venceram um jogo: 4×2 na Coréia do Sul. E mais, com os 4 gols anotados a Argélia é agora a seleção africana que mais marcou em uma única partida!

Pra embalar a semana, vamos ouvir a cantora SOUAD MASSI com HOURIA.

Continue lendo

Trilhas da Copa – Bélgica

Trilhas da Copa copy

Chegamos no último grupo do Trilhas da Copa com uma das seleções mais badaladas desse mundial, a BÉLGICA.

Comentada antes mesmo das eliminatórias, a Bélgica passou invicta pelo classificatório e chega como cabeça de chave e candidata a sensação do torneio.

Graças a melhor geração do país em todos os tempos, uma leva de jovens e talentosos jogadores que invadiram os principais clubes europeus. No gol, Courtois (Atlético de Madrid) e Mignolet (Liverpool); na defesa, Kompany (City) e Vermaelen (Arsenal); e do meio pra frente, Witsel (Zenit), Fellaini e Januzaj (United), Lukaku e Mirallas (Everton) e a grande estrela do time, Hazard (Chelsea).

Se os diabos vermelhos chegarem às semifinais, confirmarão a expectativa de sensação; se caírem nas oitavas, decepção!

Pra embalar o fim de semana, um clássico das pistas, TECHNOTRONIC com GET UP (BEFORE THE NIGHT IS OVER).

Continue lendo

Trilhas da Copa – Estados Unidos

Trilhas da Copa copy

Fechando o Grupo G do Trilhas, vamos com a jovem seleção dos ESTADOS UNIDOS.

Sem comparar com os mitos Alexi Lalas e Tony Meola, Landon Donovan é o jogador norte-americano mais importante da história. Mas se você espera vê-lo em campo na Copa, pode esquecer.

Contratado em 2011, o técnico Jürgen Klinsmann deixou o jogador de 32 anos fora da lista dos convocados para o mundial. A missão de Klinsmann é rejuvenescer a seleção ianque com foco na Copa de 2018, assim como fez com a Alemanha em 2006 – hoje apontada como uma das favoritas ao título.

Claro que a técnica dos americanos está aquém da tradicional escola alemã, mas Klinsmann, que tem contrato até a próxima Copa, aposta na molecada bem treinada e preparada fisicamente para surpreender… Na Rússia em 2018!!!

Pra começar a semana, vamos ouvir SOCIAL DISTORTION com CALIFORNIA (HUSTLE AND FLOW).

Continue lendo

Trilhas da Copa – Gana

Trilhas da Copa copy

No encardido Grupo G do Trilhas da Copa, vamos falar da seleção de GANA.

Apesar de ser a segunda equipe com maior número de títulos da Copa das Nações Africanas (4), Gana se notabilizou pelas equipes sub-20 e sub-17. E a fama dos ganeses no Brasil cresceu justamente por duelar diversas vezes com a nossa seleção nos mundiais da categoria.

No sub-20, em 1993, o Brasil venceu Gana na final; dezesseis anos depois, em 2009, os ganeses deram o troco e conquistaram o título. Já no sub-17 a rivalidade é mais intensa! Gana venceu o mundial de 95 contra o Brasil. No campeonato seguinte, em 97, o troco foi nosso. Na sequencia, em 1999, as duas seleções se encontraram na semifinal e o Brasil ganhou nos pênaltis.

Apesar da boa base, os estrelas negras só conseguiram se classificar para sua primeira Copa em 2006. E foram eliminados nas oitavas por quem? Brasil-sil-sil!!!

Pra embalar o fim de semana, vamos ouvir MZVEE e VIP com BORKOR BORKOR.

Continue lendo

Trilhas da Copa – Portugal

Trilhas da Copa copy

Continuando no Trilhas da Copa, o possível 2º colocado do Grupo G, PORTUGAL.

Portugal é a seleção de um homem só: Cristiano Ronaldo. Se não fosse o gajo, dificilmente os portugueses se classificariam para o mundial.

Ironicamente, a Seleção das Quinas enfrentou na repescagem das eliminatórias europeias outra seleção de um homem só, a Suécia de Ibrahimovic.

Na primeira partida, em Lisboa, 1×0, gol de CR7. No segundo e derradeiro confronto, em Solna, o português fez 0×1; Ibra virou para 2×1; mas em dois contra-ataques mortais Ronaldo desvirou o jogo (2×3) e carimbou o passaporte patrício para a Terra de Santa Cruz.

Pra começar a semana, vamos ouvir a bela ANA MOURA com o belo fado NÃO É UM FADO NORMAL.

Continue lendo

Trilhas da Copa – Alemanha

Trilhas da Copa copy

Vamos começar o Grupo G do Trilhas com aquela que, além do Brasil, é favorita ao título da Copa, a ALEMANHA.

A seleção alemã, junto com a Itália, tem 17 participações em Copas do Mundo. Estão empatadas em segundo lugar neste quesito, perdendo apenas para o Brasil – único país que participou de todos os mundiais (19).

Porém, curiosamente, a Alemanha, mesmo com duas Copas a menos, tem dois jogos a mais que o Brasil: 99 x 97.

Isso se dá pelo fato dos alemães terem disputado 12 semifinais. Das 12, passaram à final em 7. Mas quem cai nas semis tem de lambuja mais um jogo: a disputa de 3º lugar. E nisso eles são especialistas, disputaram e ganharam 5 vezes. O Brasil quando não chega a final, cai, na maioria das vezes, nas quartas de final. Daí a diferença, entenderam?

Pra embalar o fim de semana, vamos bater cabeça com a excelente banda alemã KREATOR e a canção ENEMY OF GOD!!!

\m/

Continue lendo

Trilhas da Copa – Nigéria

Trilhas da Copa copy

Finalizando o Grupo F do Trilhas da Copa, vamos falar da NIGÉRIA.

Os super águias estrearam em Copas no mundial de 94 nos EUA com uma seleção que encantou muita gente. Quem não se lembra da emocionante comemoração de Yekini no 1º gol contra a Bulgária?

A geração de 94 a 98 foi a melhor do país. Daí pra frente o futebol bonito da Nigéria morreu!

Mesmo atuais campeões da Copa das Nações Africanas, a imprensa pega no pé do técnico Stephen Keshi, que fez a seleção jogar feio, porém sair vencedora da competição. A ideia por lá é resgatar o futebol atrevido dos anos 90, mas como vimos na Copa das Confederações, a nova geração é fraca!

Pra começar a semana vamos ver e ouvir banda nigeriana THE MANDATORS com a música RISE TO THE TOP.

Continue lendo

Trilhas da Copa – Irã

Trilhas da Copa copy

Hoje no Trilhas da Copa vamos falar, com todo respeito, do IRÃ.

O Irã disputou sua primeira Copa do Mundo em 1978 com a grande geração do país, que havia conquistado o tricampeonato da Copa da Ásia em 68, 72 e 76.

Um ano depois aconteceu a Revolução de 79, quando radicais islâmicos tomaram o poder sob o comando do aiatolá Khomeini, suprimindo costumes ocidentais no país, um deles, o futebol.

Só em 1998 os iranianos voltaram à Copa e caíram justamente no grupo dos seus maiores inimigos políticos, os Estados Unidos. Até a entrada das seleções em campo o clima era tenso, quebrado pela troca de presentes entre os jogadores e uma foto histórica com os times abraçados.

Vitória do futebol vs. a intolerância – e do Irã também: 2×1 contra o ‘Grande Satã’!

Pra embalar o fim de semana vamos ouvir o rapper HICHKAS com KHODA PASHO.

Yo Allah!

Continue lendo

Trilhas da Copa – Bósnia e Herzegovina

Trilhas da Copa copy

E no pior grupo do Trilhas, vamos falar de duas seleções (enquanto não se separam): BÓSNIA E HERZEGOVINA.

Impossível falarmos dos bósnios sem lembrar da antiga Iugoslávia. Com 9 participações em Copas, os iugoslavos foram 4º lugar nos mundiais de 30 e 62 (com Jerkovic artilheiro – 5 gols); campeões olímpicos em 60; e vice-campeões europeus em 60 e 68.

Dizem que a falta de títulos, apesar dos talentosos jogadores, cabe a desorganização e desunião entre as diversas etnias que formavam o país e a seleção.

Se as 6 repúblicas ainda jogassem sob bandeira única, o time para 2014 poderia ser esse: Handanovic (Inter/ESL), Srna (Shakthar/CRO), Ivanovic (Chelsea/SER), Subotic (Dortmund/SER) e Kolarov (Inter/SER); Kusmanovic (Inter/SER), Matic (Benfica/SER), Pjanic (Roma/BOS) e Modric (Madrid/CRO); Vucinic (Juve/MON) e Dzeko (Man. City/BOS). Nada mal!!!

E é da seleção de Dzeko que vem a banda para embalar a semana: DUBIOZA KOLEKTIV com KAZU.

Continue lendo

Trilhas da Copa – Argentina

Trilhas da Copa copy

Vamos começar o Grupo F do Trilhas com eles, os hermanos, a ARGENTINA.

Ser eliminado por Holanda ou Espanha nas oitavas será muito broxante para nós brasileiros; perder para uma Alemanha na final, pode ser; mas perder em casa para a Argentina seria o fim do futebol brasileiro!

Esse desejo dos argentinos passa por ele, Messi. Mas Lionel, que nunca foi de se machucar, teve alguns problemas de contusão na anterior e atual temporada. Por isso vem se poupando – pelos menos é o que estão chiando os torcedores blaugranas.

Será que Messi se tornará gênio nessa Copa?

Mas se a alviceleste fosse só ele… Ainda temos que nos preocupar com Agüero, Higuaín, Di Maria, Lavezzi e… Bom, pelo menos Sabella não gosta de Tévez!

Para começar a semana, a grande banda A77AQUE com ÉXODO-SKA.

No llores por mi…

Continue lendo