Última rodada e a disputa para os playoffs da NFL 2012

No próximo domingo, 30/12, teremos a última rodada da temporada regular 2012/13 da NFL.

Nessa última rodada serão definidos os times classificados para os playoffs e suas devidas posições no ranking das finais. Não manja nada? Então se liga: classificam-se 6 equipes de cada conferência – os vencedores das 4 divisões + 2 times pelo Wild Card (repescagem). Os dois melhores de toda a conferência descansam (bye) na primeira rodada, ou seja, já estão nas “semifinais”. Os outros 4 se enfrentam nas “quartas de final”.

Pelos lados da Conferência Americana, quase tudo definido. Os seis times classificados para a pós-temporada já são conhecidos, falta apenas a definição de quem descansa na primeira rodada dos playoffs e quem mandará seus jogos em casa. Confira:

AFC Sul: Houston Texans (12-3) joga contra o Indianapolis Colts (10-5) fora de casa e garante a 1ª colocação da conferência (e a folga na 1ª rodada) com uma vitória. Se perder tem que secar Denver e New England.

AFC Oeste: Denver Broncos (12-3) joga contra o Kansas City Chiefs (2-13 – pior time da NFL) em casa. Para ficar com a 1ª posição da conferência tem que vencer e torcer contra Houston. Se perder… Deixa pra lá, é impossível perder para os Chiefs!

AFC Leste: New England Patriots (11-4) joga contra o Miami Dolphins (7-8) em casa. Para ficar em primeiro na conferência tem que vencer e torcer por tropeços de Denver e Houston. Se apenas um desses perder e NE vencer garante bye na 1ª rodada.

AFC Norte: Baltimore Ravens (10-5) venceu a divisão, mas como tem a pior campanha entre os campeões de divisão, terá que jogar a 1ª rodada dos playoffs.

Wild Card (repescagem): Indianapolis Colts (AFC Sul) e Cincinnati Bengals (AFC Norte). Os times classificados através do WC jogam todas fora de casa.

Já pelos lados da Conferência Nacional, apenas uma certeza, que o Atlanta Falcons é o 1º colocado geral. De resto, muitas indefinições… Confira:

NFC Sul: Atlanta Falcons (13-2) venceu não só a divisão como já garantiu a 1ª colocação da conferência. Jogará todas as partidas dos playoffs em casa e descansa na primeira rodada.

NFC Norte: Green Bay Packers (11-4 – time do Bronquinha) joga contra o Minnesota Vikings (9-6) fora de casa e garante bye na primeira rodada com uma vitória. Se perder torce contra San Francisco e Seattle.

NFC Oeste: San Francisco 49ers (10-4-1 – time do Nogueira) e Seattle Seahawks estão classificados, porém lutam pelo título da divisão. SF tem que vencer seu jogo contra o Arizona Cardinals (5-10) em casa para ficar com o título e torce contra Green Bay pelo bye na primeira rodada dos playoffs. Seattle tem que vencer em casa o St. Louis Rams (7-7) e torcer contra SF para ficar com a divisão e contra GB pelo bye.

NFC Leste: Washington Redskins (9-6) e Dallas Cowboys (8-7) duelam em Washington para saber quem será o campeão da divisão. Para os Redskins basta uma vitória. Se perder ainda garante vaga nos playoffs se Chicago e Minnesota tropeçarem. Para os Cowboys só a vitória interessa. Se perder nem Wild Card salva.

Wild Card (repescagem): uma vaga já é da NFC Oeste, resta saber quem entra pela porta dos fundos: 49ers ou Seahawks. Outros 4 times disputam a última vaga para a pós-temporada. A situação mais simples (de explicar) é a do Chicago Bears (9-6 – meu time). Basta vencer o Detroit Lions (4-11) fora de casa e torcer contra Minnesota. O Minnesota Vikings joga em casa contra os Packers e precisa vencer. Se perder tem que secar Bears, Cowboys e Giants. O New York Giants (8-7 – possível time do Fábio), atual campeão do Super Bowl, precisa vencer em casa o Philadelphia Eagles (4-11) e torcer por tropeços de Cowboys, Bears e Vikings. E ainda tem o Washington Redskins, que se perder dos Cowboys pode se classificar com derrotas conjuntas de Bears e Vikings.

Os jogos entre [email protected], Green [email protected] e [email protected] terão transmissão dos canais ESPN e do Esporte Interativo a partir das 16h00 – com destaque para o último confronto no Sunday Night Football.

Ah, se você está se perguntando por onde anda o time do Montanha, o Oakland Raiders (4-11) tem a 4ª pior campanha da NFL e cumpre tabela fora de casa com o San Diego Chargers.

Go Bears e #chupamontanha.

Leave a Reply

  

  

  

*